"O lado negro das vidas cor de rosa"
No nosso dia a dia, todos nós passamos uma imagem de quem somos e de como é a nossa vida às pessoas que nos rodeiam. Essa imagem pode ser passada através dos nossos relacionamentos, de ocasiões momentâneas ou das redes sociais e a mesma pode ser real ou pode aparentar algo que não é verdade, uma vez que muitas pessoas tornam essa imagem superficial para encaixarem dentro dos padrões que a sociedade considera válidos. Isto acontece principalmente nas vidas das celebridades e figuras públicas, pois é nelas que os olhos da sociedade estão focados.

O que a sociedade quer ver são vidas cor de rosa, mas por muitas coisas boas que possam haver na nossa vida, também existem coisas menos boas, simplesmente não o tornamos tão evidente aos olhos daqueles que nos querem julgar.
A ideia de que as celebridades têm uma vida cor de rosa, vem muitas vezes das publicações que vemos em redes sociais, todo o luxo que exibem leva-nos a achar que têm uma vida perfeita. Mas se pensarmos bem, também nós não publicamos os problemas da nossa vida na internet para todos verem, a maior parte dos posts feitos em redes sociais são para partilhar coisas boas, para alimentarem o ego das pessoas, para exibição, etc. e por isso quando olhamos para qualquer conta de Instagram achamos que tudo na vida dessa pessoa está bem, quando na verdade não está. Todas as publicações e o estilo de vida que têm aparentam uma vida perfeita, sem preocupações nem tristeza, mas aquilo que as celebridades passam para o público é condicionado pelos padrões da sociedade e pela procura de agradar os outros. Por detrás da imagem que é passada existem problemas, dores, sofrimentos, ansiedade, existe vazio. As celebridades estão conscientes de que a ideia que as pessoas têm de elas terem vidas perfeitas é mentira e que a imagem que passam às outras pessoas é falsa e superficial, o que os leva a viver uma vida frustrada. Todos nós gostávamos de não ter problemas, crises e momentos menos bons, mas fazem parte, e tudo acaba por ser mais difícil de lidar quando estamos expostos a outras pessoas e precisamos de fingir que está tudo bem, pôr um sorriso na cara ou um post nas redes sociais que aparente isso, porque é isso que a sociedade nos impõe, que esteja sempre tudo bem, que a nossa vida seja perfeita. Está escrito na palavra de Deus que teríamos problemas, e apesar de não ser fácil lidar com eles, Deus prometeu que viria em auxílio dos seus filhos, “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” (João 16:33). As celebridades acabam por viver em constante procura de ter a vida que aparentam nas redes sociais, mas quem tem Deus sabe que isso não importa, porque os problemas são parte da vida e têm um auxílio que é maior do que esses problemas.
As figuras públicas tentam preencher as suas vidas de gozo, paz e alegria através das riquezas que têm, no entanto acabam por viver uma vida vazia e cheia de frustrações porque têm a sua confiança depositada nos seus bens, os quais não as completam. Claro que ter posses pode trazer à nossa vida boas oportunidades, proporcionar bons momentos e segurança financeira, mas não é isso que vai preencher o coração de uma pessoa, e trazer-lhe a verdadeira paz. Não é ao confiar nas riquezas que têm que podem ser preenchidos, pois apesar de proporcionarem muitas coisas boas, proporcionam felicidade momentânea e não alimentam a alma das pessoas. Apenas ao confiar em Deus se pode alcançar paz e gozo verdadeiro, e assim ficar verdadeiramente completo. Jesus diz, em Marcos 20: 25 “É mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha do que um rico entrar no reino de Deus”, isto não quer dizer que seja errado ter dinheiro, no entanto a tendência de uma pessoa rica é dar mais valor aos seus bens materiais do que a Deus, no entanto não são as suas riquezas que a vão salvar e trazer paz, ou que a vão fazer ultrapassar momentos difíceis, pois tudo aquilo que o mundo oferece é momentâneo e não é digno de confiança, a qualquer momento as coisas materiais desaparecem e falham-nos, mas Deus está sempre connosco, Nele somos mais que vencedores, e ele preenche a nossa alma. Salmos 23: 3 e 4 “Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por causa do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”.
Todos os dias as celebridades vivem com a pressão de aparentar uma vida perfeita, tudo tem de estar perfeito perante a sociedade, a forma física, o que vestem, o que dizem, todos os olhos estão expostos neles e vivem atormentados pelas críticas constantes, pois sabem que se esforçam para não haver falhas e a realidade é que a sua vida está cheia delas. Todos somos humanos, todos temos defeitos, problemas e preocupações, passarem todos os dias a tentar esconder essas imperfeições, quando na verdade têm a consciência de que têm problemas, atormenta-os, vivem com constante ansiedade para não falhar ou não mostrar um ponto fraco que possa ser alvo de crítica. E no entanto, têm completa consciência de aquela imagem é falsa, e o desejo deles é que fosse verdade. Essa ansiedade e frustração de tentarem agradar a sociedade e haver sempre algo que é alvo de críticas esgota-os, não têm paz, não têm um conforto no coração de que vão ser amados mesmo com as suas falhas, porque a sociedade não oferece esse amor. Apenas Deus oferece um amor incondicional, independente das nossas falhas, do nosso pecado e é esse amor que nos dá a paz todos os dias, mesmo sabendo que somos imperfeitos e pecadores.
Porque Ele nos ama, Ele quer-nos ajudar a melhorar, Ele não nos exige que simplesmente sejamos perfeitos, Ele quer ser quem nos aperfeiçoa, Filipenses 1: 6 “Estou convencido que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até ao dia de Cristo Jesus”. Por isso é que todos aqueles que seguem padrões impostos pela sociedade não têm paz, nem vidas cor de rosa, todos os dias tentam agradar uma sociedade que exige perfeição para dar amor, enquanto que quem tem o amor de Deus no seu coração, reconhece que não é perfeito, e aceita a obra de Deus nas suas vidas para que Ele, o único que é perfeito, os possa aperfeiçoar. Esses não se focam em agradar uma sociedade com um amor condicional e falso, mas focam-se em agradar um Deus que ama incondicionalmente. Isto não quer dizer que os filhos de Deus tenham vidas cor de rosa, porque não têm, mas eles não vivem frustrados por não conseguirem cumprir com certos padrões ou por não conseguirem lidar com a pressão, vivem reconhecendo os seus problemas e as suas falhas e expondo-os diante de Deus para que Ele os possa ajudar.
Em tom de conclusão, compreende-se que as vidas das figuras públicas pareçam cor de rosa por terem luxo e riquezas, no entanto também existe um lado negro nas suas vidas, muitas dessas pessoas acabam por viver frustrados e infelizes porque depositam a sua confiança nos seus bens e acham que é isso que lhes vai trazer gozo e paz, reconhecem que a imagem que passam para as pessoas é falsa e superficial e que na realidade têm uma vida cheia de coisas menos boas e por procurarem agradar uma sociedade que apenas considera dignos de amor padrões que são impossíveis de alcançar.